Ao planejar um projeto de construção ou reforma, uma das considerações mais importantes é o isolamento acústico. Dois materiais comumente usados para esse fim são a lã de PET e a lã de vidro. Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre um ou outro pode depender das exigências específicas de cada projeto. Neste artigo, vamos explorar esses dois materiais, focando em suas aplicações em divisórias de gesso acartonado.

Divisória de gesso acartonado com lã de vidro e lã de pet entre as ferragens.

Lã de PET

lã de PET é produzida a partir de materiais reciclados, principalmente garrafas PET, o que a torna uma opção ecologicamente correta. Ela é hipoalergênica, resistente à água e não sofre deformação ou deterioração com o passar do tempo. Além disso, a lã de PET é incombustível, eliminando as chances de incêndios.

A lã de PET é classificada como um material autoextinguível, o que significa que ela não propaga chamas e pode retardar a propagação do fogo. No entanto, em comparação com a lã de vidro, que é incombustível e pode suportar temperaturas muito mais altas, a lã de PET pode não oferecer o mesmo nível de resistência ao fogo.

Além disso, o desempenho acústico da lã de PET pode ser inferior ao de outros materiais, como a lã de vidro.

A lã de PET pode ser aplicada em locais como escritórios, residências, hospitais, igrejas, escolas, universidades, galpões industriais, supermercados, shopping centers, teatros, auditórios, restaurantes e casas noturnas. Ela pode ser usada em diferentes locais (piso, parede e forro) nos mais diversos tipos de ambiente, como escolas, estúdios musicais, hospitais, escritórios, ginásios poliesportivos, auditórios, bares, restaurantes, boates, teatros, templos religiosos, dentre outros.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, determinou o coeficiente de absorção sonora de um sistema de multicamadas formado por lã de PET e por placas de vermiculita, para ser utilizado no interior das paredes do sistema construtivo Light Steel Framing (LSF), por meio de tubos de impedância acústica, conforme a ASTM E 1050 (2019). Os resultados mostraram que o melhor desempenho da absorção sonora para frequências acima de 1000 Hz foi o sistema com duas camadas, sendo a vermiculita na parte mais interna do tubo e a lã de PET na parte mais externa.

Vantagens da Lã de PET:

Desvantagens da Lã de PET:

Lã de Vidro

lã de vidro é produzida a partir de filamentos de vidro unidos por resina sintética. Ela é leve, resistente ao tempo, não prolifera fungos e bactérias, e é incombustível. A lã de vidro é mais utilizada em forros de drywall por ser mais leve que a lã de rocha. Ela é resistente ao fogo, e suporta temperaturas até 450°C com produtos resinados e 550°C em produtos isentos de resina.

A lã de vidro é utilizada na construção civil e em indústrias para aplicação em coberturas, forros, telhas metálicas, divisórias, paredes, dutos de ar condicionado, equipamentos industriais, tanques, tubulações, estufas e aquecedores, dentre outras.

Vantagens da Lã de Vidro:

Desvantagens da Lã de Vidro:

Conclusão

Tanto a lã de PET quanto a lã de vidro são materiais eficazes para o isolamento acústico. No entanto, a escolha entre um ou outro pode depender das exigências específicas de cada projeto. É sempre recomendado consultar um profissional e as especificações de cada um dos fabricantes antes de tomar uma decisão.

Nesse sentido, a Prolgesso se destaca como uma empresa especializada na construção de divisórias de gesso acartonado. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a Prolgesso está pronta para ajudar você a fazer a escolha certa quando se trata de isolamento acústico. Eles têm a experiência e o conhecimento para orientar você na seleção do material mais adequado para o seu projeto, seja lã de PET, lã de vidro ou qualquer outro material de isolamento acústico.

Para saber mais sobre a Prolgesso e os serviços que eles oferecem, visite o site deles aqui.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer algumas das diferenças entre a lã de PET e a lã de vidro como materiais de isolamento acústico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress